EXIBIÇÃO DO FILME CONTRABANDO FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO

Sexta-feira, dia 01 de outubro de 2021, foi uma data histórica para a cultura do nosso município, na qual tivemos a exibição do filme “Contrabando: Um Filme Costeiro”, que conta a história de causos e canções que compõem parte do folclore dos ribeirinhos, tendo como plano de fundo o Rio Uruguai. Contrabando narra a história de Daniel e Santiago, dois chibeiros que perambulam entre Brasil e Argentina em busca da sobrevivência. Trata-se de um conto costeiro, homenageando a vida e a cultura desse local, expressado por imagens e pela música. É produto de um intenso trabalho de campo e inúmeras conversas com pessoas que viveram dessa atividade, muitas, inclusive, cujo sustento familiar era proveniente do chibo.

O Filme dirigido por João Pedro Gottardo, foi financiado por meio da Lei Aldir Blanc, pelo edital “Criação e Formação Diversidade de Culturas”, da Fundação Marcopolo, e possui muitos talentos locais, como o Cantor e Compositor Émerson Gottardo, Gugu Gaiteiro, Pedro Afonso Trapp, e em especial, o Músico Tomé München, filho da Nossa Terra.

Pessoas da comunidade ubiretamense e regional se fizeram presentes no evento, superando as expectativas de público. Além do filme, o público pode apreciar um show com Émerson Gottardo e Grupo, que abrilhantou ainda mais o evento. Na oportunidade, foi arrecadado em torno de 150 kg de alimento não perecíveis que serão doados para as entidades municipais e também para o Hospital Santa Tereza de Guarani das Missões (hospital parceiro de nosso município).
Na oportunidade, foi entregue em mãos ao Prefeito Municipal um ofício de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta de em torno de R$ 450 mil reais para aquisição de uma escavadeira hidráulica. A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo agradece a cada um que veio prestigiar o evento. Gratidão!