NOVO PRÉDIO DO CRAS: UM SONHO REALIZADO

Esse prédio é um sonho antigo almejado pela Administração Municipal.

Quem passa pela Avenida das Missões, pode observar uma novidade. O novo prédio do CRAS está concluído e já está sendo utilizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS. Esse prédio é um sonho antigo almejado pela Administração Municipal.

No ano de 2017, o então Prefeito Municipal na época, Ildo Leske, e sua equipe de trabalho colocaram as “mãos na massa” e foram atrás desse sonho, onde foram em busca de emendas parlamentares para a construção desse projeto, porém, por ser um valor muito alto para a sua realização, uma emenda parlamentar de Deputado não seria suficiente.

Em Brasília, foi protocolado junto ao Gabinete do Deputado Afonso Motta, um ofício pedindo auxilio para conquistar um prédio para o CRAS. Motta foi o articulador junto ao extinto Ministério do Desenvolvimento Social para que Ubiretama fosse contemplado com essa obra, sendo assim, foi orientado pelo Ministério para que o município se inscrevesse na plataforma SISCOV, e se preenche os pré-requisitos, poderia ser contemplado. E assim foi liberado pelo então Ministro da Cidadania Osmar Terra, o recurso para a construção do mesmo, o qual foi concluído nesse ano de 2021.

A Secretária Municipal de Assistência Social Ildiane Leske Kirchhof fala sobre a importância desse prédio a equipe de trabalho e seus usuários: “Quem frequentou nosso antigo espaço sabe o quão inadequado era, com escadas, rampas elevadíssimas, onde os nossos usuários tinham dificuldade de acessar o espaço para ser atendido pelos principais serviços, além de nossa sala dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que era desnivelada, com pouco aconchego. Nesse nosso novo espaço, qualquer pessoa pode acessar o prédio e os serviços de forma eficaz. Na recepção, ficaram alocados os dois principais serviços que o CRAS oferece, que são o Setor do Cadastro Único e a Assistente Social, além dos banheiros adequados para cadeirante, o que facilita e torna eficaz o atendimento a todos. Além disso, possui um espaço super aconchegante para os encontros dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos diversos grupos aos quais atendemos, entre eles idosos, pessoas com deficiência, bolsa família e demais público com mais conforto. Também possuímos um espaço amplo e aconchegante para nossas reuniões de equipe, tornando o trabalho mais agradável. Destaco ainda a compra da mobília, que foi adquirida através do pedido da equipe do CRAS e da articulação, em 2020, dos vereadores Rogério Rohleder, Neusa Rozek e Davi Wiede, onde foi destinado um recurso da Câmara Municipal de Vereadores para a compra da mobília, que pode ser adquirida “sob medida”, fazendo com que os espaços ficassem lindos, aconchegantes e confortáveis. Fica o sentimento de GRATIDÃO da equipe do CRAS a todos que ajudaram na realização desse sonho!”