4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Evento ocorreu no dia 22 de março, junto à sede da ASDEC.

Na última sexta-feira, dia 22 de março, junto à sede da ASDEC, aconteceu a 4ª Conferencia Municipal da Pessoa Idosa do município de Ubiretama, com uma boa participação do público idoso, que era o foco da Conferência.

As conferências são instâncias máximas de discussão, definição e deliberação das prioridades para o atendimento das necessidades das pessoas idosas e, sendo assim, o tema da IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, tendo como eixos temáticos:

- Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

- Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

- Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.Objetivo geral: Propiciar a reflexão e a discussão sobre os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.

Objetivos Específicos:

-      Esclarecer e difundir o aspecto conceitual, estratégico, político e operacional da gestão e do controle social na efetivação das ações de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas.

-     Reafirmar as competências, compromissos e corresponsabilidades dos órgãos governamentais e dos demais atores que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas.

- Identificar as ações desenvolvidas no município acerca da promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas.

- Avaliar as ações em execução no município.

- Propor prioridades de atuação aos órgãos governamentais da esfera municipal, responsáveis pela implementação da Política da Pessoa Idosa.

Sendo através disso, definir estratégias para construção e efetivação da Rede de Atenção e de fluxos no enfrentamento da violação dos direitos das pessoas idosas.

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa do municipio de Ubiretama,  através da Presidente Sra.Iraci Rohleder, vem agradecer todas pessoas conselheiras, Secretaria da Assistencia Social, os idosos, grupo da 3ª idade Viver Feliz através do seu Presidente Sr. Alcides Rusczik, que participaram da 4ª conferência municipal da pessoa idosa.