EMATER/RS-ASCAR DE UBIRETAMA REALIZA TROCA-TROCA DE SEMENTES CRIOULAS

O Escritório Municipal da Emater de Ubiretama realiza atividade de troca-troca de sementes crioulas neste mês de agosto de 2020.

A semente é a primeira etapa da cadeia alimentar. Por meio de sementes é que se tem origem de praticamente de todos os alimentos que o ser humano consome.

Sementes crioulas ou sementes tradicionais, são sementes que se cultivam há muitos anos pelas famílias e ainda não sofreram mudanças genéticas. O cultivo de sementes crioulas está ligado à cultura de seu povo onde se guarda a semente de um ano para outro, garantindo a autonomia familiar, diminuindo custos de produção, além de garantir a segurança e soberania alimentar das famílias e assegurar a sustentabilidade dos sistemas naturais.

Segundo a extensionista Técnica social da Emater/RS-Ascar de Ubiretama, Alice Quinzani ‘A atividade de distribuição de sementes se realiza há muitos anos junto aos grupos de mulheres a qual assisto e conto com a parceria de guardiões de sementes que participam de eventos municipais como expo feiras e regionais em encontros da agro biodiversidade Missioneira. A modalidade de troca-troca é uma novidade que está sendo implantada a qual consiste de o produtor trazer a sua semente que cultiva e guarda há vários anos e levar sementes cultivadas por outros guardiões. Inicialmente 05 guardiões doaram sementes onde temos disponíveis 450 sachês de diferentes variedades e espécies.’

Participe do programa de troca-troca de sementes crioulas da Emater/RS-Ascar e Guardiões de sementes de Ubiretama, trazendo a semente crioula de seu cultivo para trocar por variedades que ainda não possui.