UBIRETAMA TERÁ UM DOS MAIORES CANTEIROS DE OBRAS DOS ÚLTIMOS ANOS, COM A CONQUISTA DE R$3.340.000,00, ATRAVÉS DE RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO, JÁ COM A CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO

A direção do Jornal O Comunicador Regional, na pessoa do prof. Lauro Luiz Marmilicz, visitou na semana passada o Prefeito Municipal de Ubiretama, Rodrigo Bloch, momento em que ouviu do mesmo um relatório de atividades realizadas no exercício de 2021, bem como detalhou alguns planejamentos previstos para o ano de 2022.
ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2021
Rodrigo Bloch, Prefeito Municipal, está sempre atento às questões primordiais, básicas e humanas do município.
Em nossa entrevista, Bloch sublinhou alguns trabalhos realizados no primeiro ano de seu governo, tendo havido muitas realizações e planejamentos, cujos frutos já estão sendo colhidos.
“Embora, as dificuldades, em ano de pandemia da Covid 19, já vivendo um período de estiagem, em nosso primeiro ano de mandato conseguimos, com a ajuda de toda a nossa equipe, atender os anseios de nossos munícipes, fizemos bons projetos e realizaremos muito mais nos próximos anos”, manifestou o Prefeito.
EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2021
Mesmo não querendo revelar o valor em caixa, o Prefeito Rodrigo disse que fechou o ano financeiro muito bem, com todas as contas em dia, com recursos que poderão sustentar as contrapartidas de projetos para 2022 e fazer outros investimentos.
SAÚDE
Rodrigo Bloch enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, sendo um dos municípios da região que vacinou mais rapidamente seus moradores contra a Covid-19.
“Em 2021, conseguimos atender um dos maiores anseios na saúde, qual seja, a contratação de 02 médicos, que atendem das 7 às 19 horas de 2ª à 6ª feira. Recentemente contratamos uma fisioterapeuta com atendimento de 12 horas. Adquirimos 04 veículos: uma Van, e mais 03 veículos para melhor atender os pacientes do município. Construímos uma garagem para os veículos da saúde. Ampliamos a UBS. Instalamos Energia Solar e mantivemos convênio de atendimento com vários hospitais da região, além de mantermos todas as atividades básicas na saúde, destacou o administrador.
AGRICULTURA
Na área da agricultura, Rodrigo destacou a legalização de duas agroindústrias de queijos e a implantação do SIM, Sistema de Inspeção Municipal.
O município incentivou criadores de suínos, já tendo 02 projetos em andamento, um já com criação e outro na fase de terraplanagem. A disponibilização de média veterinária contribui com a melhoria da genética e bem estar dos animais, com incentivo aos criadores.
Outro grande projeto que teve um acentuado crescimento foi o incentivo aos piscicultores, já com resultados de produção.
Ainda houve a conquista de um veículo Gol para a Secretaria.
EDUCAÇÃO
Houve melhorias na Escola Pedro Álvares Cabral, aquisição de 01 micro-ônibus e, recentemente, foi adquirida uma Van.
A Secretaria teve uma preocupação e um atendimento especial com seus alunos, professores e funcionários em meio à pandemia da Covid.
Segundo Rodrigo, o município está buscando junto à SEDUC a Cessão de uso de terreno, junto à quadra do Colégio Athayde Pacheco Martins para a futura construção de uma Creche.
Um dos desejos do Prefeito é sempre melhorar a qualidade da educação, dar melhores condições de trabalho aos professores, treinamentos e cursos.
OBRAS
Secretaria esta que trabalhou incansavelmente na recuperação das estradas gerais e vicinais, encascalhamentos e terraplanagens.
O incentivo dado aos produtores que queiram investir na suinocultura e piscicultura fez com que fossem feitas várias terraplanagens em diversas propriedades.
A Secretaria recebeu um veículo Fiat Strada da Receita Federal.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeito Rodrigo destacou nesta área, além das atividades de atendimento ao social, investimentos no Projeto Minha Casa Reformada, tendo sido beneficiadas em 2021 8 famílias com valores de R$12.000,00, onde as famílias beneficiadas tem até 48 meses para quitar.
Os referidos recursos são oriundos de um Fundo que empresta o valor, com juros de 3% ao ano.
ÁREA INDUSTRIAL TERÁ EMPRESA TERCEIRIZADA DA KF E IBL
Prefeito destacou a instalação de empresa que vai produzir peças de forma terceirizada para a empresa KF e IBL, com geração de vários empregos.
CANTEIROS DE OBRAS PREVISTO PARA O ANO DE 2022
O município de Ubiretama teve conquistas de recursos em três projetos apresentados ao Governo do Estado do RS.
O Projeto AVANÇAR TURISMO, com a conquista de R$1.374.790 para a construção de 6 km de calçamento junto à Comunidade Trindade até a RS 307 (este projeto será em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa)
O Projeto PAVIMENTA, com R$950.000,00 para a construção de 4,4 km de calçamento da Sede da Escola Pedro Álvares Cabral até a Linha Pederneiras.
No Projeto AVANÇA ESPORTE, com 02 projetos a serem realizados. A construção de um Ginasião com quadra sintética, no valor de R$640.000,00 e outro a Iluminação da Praça Telmo Mota, no valor de R$381.000,00.
Um total de R$3.340.000,00, sendo que a Prefeitura Municipal participara com R$800.000,00 em contrapartidas.
FONTE E TEXTO: Jornal o Comunicador Regional / Lauro Luiz Marmilicz.
FOTO: Alex Kowalski / Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Ubiretama.