MÊS DA MULHER É MARCADO POR PROGRAMAÇÃO VIRTUAL NO MUNICÍPIO DE UBIRETAMA

Atendendo às recomendações de distanciamento social diante do contexto da pandemia da Covid-19, encontros presenciais alusivos ao Dia Internacional da Mulher não foram realizados, entretanto, as mulheres de Ubiretama não deixaram de reunir-se, embora virtualmente. Reuniões virtuais foram promovidas pela Emater/RS-Ascar com as integrantes dos grupos organizados de mulheres.

“Trazer para a vida o que lhe faz bem” foi o tema central das reuniões, oportunidade em que as participantes foram instigadas a refletir sobre questões como autocuidado. “A importância de valorizar a mulher, visto seu  papel fundamental para a organização e desenvolvimento das famílias e comunidades. Essa valorização vem primeiramente do autoconhecimento”, destaca a extensionista rural social Alice Quinzani, ao lembrar também que “quando falamos em cuidar de si, não significa que não devemos nos importar com os demais e sim estar bem por si e pelos outros quando estes precisarem de cuidados”.

Em um contexto de educação e promoção da saúde física e mental, estiveram em pauta nas reuniões a adoção de hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e de práticas que contribuam para o bem-estar e saúde mental.  “O cuidado com o físico também é importante, pois dormir o suficiente, praticar exercícios físicos, participar de campanhas de saúde e realizar exames preventivos faz muita diferença no cuidado com nossa saúde. Participar da vida social, mesmo adequando-se ao atual contexto, é outro aspecto importante, pois somos seres sociáveis, praticar a afetividade, ajudar a quem precisa e pedir ajuda quando necessário”, acrescenta Alice.

Durante as reuniões cada participante pode falar de si e porque se sente importante como mulher. As respostas apontam para a polivalência e o altruísmo dos papeis desempenhados pelas mulheres, como por exemplo a capacidade de gerar novas vidas (Ida Bertolo); por ser companheira, esposa (Iraci Gotze); por ser conselheira familiar (Amélia Andrejewski); por preparar a comida pra família (Leonora Kelm); pelo cuidado com os filhos e netos (Zoldi Hein); por realizar faxina e deixar a casa sempre limpa (Lurdes Helena Kessler; pela organização ao ornamentar a propriedade cuidando das flores e ajardinamento (Rosa Looben); por ser cuidadosa com os  recursos da família (Ivone Bloch); por fazer as atividades sem reclamar e deixar pra lá quando reclamam (Salomeia Skarlinski); por ser uma líder comunitária e sindical  (Marli Jesse); pelos cuidados com a alimentação da família (Hilda Schonvald); pela realização tarefas na propriedade  junto com o marido (Soldi Roll); por ter atitude e ter voz e vez na família (Margarete Zabel); pela participação em trabalhos voluntários junto à comunidade( Elisandra Sacks Hoffman); por ser forte uma guerreira e aguentar situações difíceis( Simone Santos);por entender que sem a mulher o homem não iria existir (Nair Fischer).

No encerramento de cada reunião foram sorteados vários brindes doados pelas agências bancárias locais, Cresol, Sicredi União e Banrisul.