Dia Internacional da Mulher é comemorado em Ubiretama

Evento ocorreu no dia 01 de março, na lª 23 de Julho

Momentos de reflexão e de descontração marcaram o 19º Encontro de Integração de Mulheres e o Encontro de Integração dos Grupos de Mulheres, realizado no último dia 01/03, em Ubiretama, como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de 300 mulheres, sendo promovido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Ubiretama e Grupo de Mulheres Rosa Branca, anfitrião do Encontro.

A celebração religiosa conduzida pela Pastora Carla Abeling Guze marcou o início do evento. A oportunidade foi de reflexão sobre mulheres consideradas exemplares e em relação ao valor da mulher em seus lares e na sociedade.

Também houve espaço para pronunciamento de lideranças. A chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Ubiretama, professora Alice Quinzani, destacou a importância das parcerias para realizar eventos como esse e agradeceu a presença das mulheres que aceitaram o desafio de participar e usufruir do evento voltado totalmente para elas.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, reiterou a importância das organizações na busca de direitos conquistados pelas mulheres, sendo que em oportunidades como essa voltam à pauta, necessitando de união em busca de seus anseios.

Em seu pronunciamento, o prefeito em exercício, Orlando Rozek, agradeceu a parceria que existe entre Emater e entidades, resultando em benefícios para toda a comunidade e que a palavra que resume o evento é gratidão, pelo dia, pelo trabalho, por tudo que as mulheres fazem de bom todos os dias.

Na sequência, os participantes acompanharam palestra com o tema “O tempo das mulheres: amor, vivências, desafios e direitos humanos” proferida pela professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri), de Santo Ângelo, Rosângela Angelim, com apoio da professora Luana Maíra Moura de Almeida. A fala cativante da professora Rosângela ressaltou que a felicidade se conquista e para isso é necessário observar tempo, disciplina e traçar metas, subir um degrau por vez, para não cair ou correr riscos desnecessários e não causar desmotivação.

Na programação da tarde foi realizado sorteio de brindes arrecadados junto a parceiros locais e eleição da nova diretoria do Conselho dos Grupos de Mulheres, seguida de leitura da ata, entrega de um mimo para as coordenadoras dos grupos e brindes para cada integrante de grupo de mulheres. Além disso, em parceria com a MB Farmácias, foram realizados testes gratuitos de glicose.

Na sequência, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, promoveu dinâmicas, coordenadas pela Assistente Social Diana Ceolin, a qual apresentou fala de jovens sobre a importância da mulher na sociedade.

Em um contexto de estímulo à promoção da saúde, exercícios físicos e alongamentos foram coordenados pelo estudante do curso de Educação Física, Clécio Szinvelski, para melhorar a postura e evitar dores no corpo.

A secretária da Assistência Social Ildiane Leske agraciou as participantes com um registro fotográfico e um porta-retratos.